“A mente, essa ninguém pode escravizar”. A frase é de uma escritora brasileira, educadora e abolicionista. Estamos falando de Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista feminina e negra do Brasil, publicando seu livro em 1859.
Durante muito tempo, “Úrsula” contou com apenas um exemplar da obra original e um fac-similar. Agora, a Editora Estação Povoar também está lançando uma edição em parceria com a Com-Arte.
Infelizmente devido à época, a autora passou pelo processo de apequenamento em virtude da sociedade escravocrata e machista do século XIX, chegando a escrever sobre si: "De pequeno cabedal nas letras para tão ousado empreendimento, sem convívio, ao menos, com homens letrados de quem pudesse receber conselhos”. No entanto, sabemos que estamos diante de um livro extremamente importante para a literatura brasileira negra e feminina pois é também revolucionário nos temas da imaginação, dentre elas a possibilidade de “imaginar-se livre, imaginar-se igual, imaginar o futuro, conceber planos e rotas de fuga”, como escreveu a pesquisadora Fernanda Miranda no prefácio de nossa edição.
Nas palavras de Horácio de Almeida sobre o romance “Úrsula”, entramos em contato com a maior raridade bibliográfica do Maranhão, lugar de onde borbulhavam diferentes escritores dos mais variados gêneros.
*
196 Páginas
ISBN: 9786589321132
*
Coordenação Editorial: Thiago Mio Salla
Edição: Nivaldo Brito
Preparação: Eloisa Queiroz, Isabella Marchetto e Letícia Panula
Revisão: Larissa Vidal, Nyerik I. Scarmeloto e Maria Paula Lucena
Prefácio: Fernanda Miranda
Capa: Giovanna Gomes
Projeto gráfico e paginação: Jorge Buzzo
Formato: 13x21cm
Esta publicação é fruto da atuação do Periferia Livr@, grupo de extensão da Universidade de São Paulo, coordenado pela Profa. Ana Carolina Rodrigues (FEA USP) com um conjunto de docentes e estudantes de diferentes áreas de conhecimento, além de parceiros(as), autores(as) e editores(as) das periferias de São Paulo e do Brasil. Para conhecer nossa equipe completa e nossos outros projetos, acesse o site: http://www.
Arte Independente por Gente Livre