Reafirmando o propósito de tornar mais acessível a obra de autorias que tiveram suas literaturas marginalizadas ao longo dos últimos séculos, a Estação Povoar e a Com-Arte orgulhosamente publicam o conjunto de narrativas Histórias Simples, seguido de uma Antologia Negra com poemas, textos em prosa e correspon dências do enorme Cruz e Sousa. A empreitada que resultou nesta edição teve início em 2022, com o lançamento de Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, e continuou em 2023, com Primeiros Contos, de Lima Barreto, caracterizando-se pelo compromisso de apresentar aos leitores edições elegantes e fidedignas.
* * * “
"Como referência literária entre os grandes poetas do seu tempo, Cruz e Sousa é, igualmente, um dos nossos maiores escritores abolicionistas, pois através de seus escritos, combateu o crime da escravidão no Brasil. E assim, tal como é, reler sua obra negra traz vivo alento e possibilita, de forma assertiva e qualificada, o seu maior alcance às novas gerações.” Tom Farias
216 páginas
Formato: 13× 21 cm
ISBN 978-65-89321-52-1
Coordenação Editorial: Thiago Mio Salla
Edição: Nivaldo Brito
Preparação: Formato: Marcela de Cássia Cruz Ribeiro
Revisão: Plinio Martins Filho e Rafaela Santos
Prefácio: Tom Farias
Capa: Helder Holiveira
Projeto gráfico e paginação: Jorge Buzzo
Esta publicação é fruto da atuação do Periferia Livr@, grupo de extensão da Universidade de São Paulo, coordenado pela Profa. Ana Carolina Rodrigues (FEA USP) com um conjunto de docentes e estudantes de diferentes áreas de conhecimento, além de parceiros(as), autores(as) e editores(as) das periferias de São Paulo e do Brasil.
Arte Independente por Gente Livre